Uma história bem divertida

Vou-te aqui deixar uma história, que li hoje, num livro muito interessante, "Pedagogias do Imaginário".
Vale a pena ler...

O Espelhinho
Era uma vez uma terra onde não havia espelhos. Nem nunca tinha havido. Era uma aldeia longe de tudo, onde nada chegava. Nem espelhos.
Uma vez o senhor Chamisso, lá da aldeia, foi à cidade. IH, que assombro! Ruas carros, gente com pressa, casas altas de pasmar... Atarantado, o Senhor Chamisso o que queria era voltar para a sua aldeia. Ia a passar por uma loja e viu, na montra , um espelho: - "Olha o retrato do meu pai"!! - exclamou. O pai do Senhor Chamisso tinha morrido há anos e não era de estranhar que o filho estivesse parecido com ele. Entrou na loja e comprou o espelho. Depois, com o espelho embrulhado debaixo do braço, voltou para a aldeia.
Chegou já era de noite.
Na manhã seguinte, quando acordou, virou-se para a mulher, ainda meio estremunhada, e disse-lhe: - "Calcula o que encontre na cidade? Nem mais nem menos que o retrato  do meu pai. Vai ver que eu deixei- o embrulhado na cozinha". A mulher calçou os chinelos e ainda desgrenhada e mal pronta, foi ver. Quando desembrulhou o espelho, indignou-se: - "Ai que mentiroso que é meu marido. A dizer que tinha trazido o retrato do pai, quando o que trouxe para casa foi o retrato de uma mulheraça com cara de porca".
E foi fazer queixa à mãe: - "Só queria que a mãe visse a feiosa que ela é, toda mal pronta e esguedelhada. Uma pouca vergonha  de mulher". "Deixa estar filha que eu vou ver, e se for como tu dizes, nós  damos uma lição ao teu marido" - respondeu-lhe a mãe.
A mãe foi espreitar o espelho: - "Ai que velha aventesma!" - gritou. Com o susto, largou o espelho, que caíu no chão e se partiu em mil bocados. Pois foi assim tal e qual. Naquela família continuaram a não saber o que era um espelho...
Olhem!... Melhor para eles...

Comentários

Bom dia :)

Achei a historia engraçada , interessante e que muito bem analisada tem ai umas quantas liçoes de moral...penso eu!

Bem melhor para eles continuarem sem saber o que e um espelho :)

Vanda deixe-me dizer que gosto muito do seu blog ;)

Um beijinho
Margarida disse…
Esta história eu não conhecia, mas gostei ,às vezes é dificil encarar a verdade. eh eh eh .
bjs
Guida

Mensagens populares deste blogue

Na Revista Educadores de Infância