Trabalho de exploração do livro da Padeira
Agradeço às professoras dos Candeeiros pelo seu apoio e dedicação às histórias.
Este é o excelente trabalho realizado pela professora Fedra.
Guião de Leitura para a obra
Ficha de Leitura Orientada
Indicações Bibliográficas | |
Título | |
Autor(es) | |
Ilustrador(es) | |
Editora |
“Quem são as personagens?”
Depois de ouvires a história identifica na sopa de letras as personagens que participam na história, pintando cada nome de uma cor diferente: P A D E I R A H L D P T S L A P N V O Ç N C A T E L H A N O SI D. T Y D T S V B M P J S D B R I T E S K I O V N E O S M F C J R A D B G F S X Z E H A O Ç P N I F K D B V T I C D H G A F T H A V N D. N U N O M H T S Padeira Castelhanos D. João I Brites Piratas D. Nuno Completa a grelha, respondendo às perguntas e descobre a palavra escondida nos quadrados a sombreado. 1 A A 2 P U 3 I 4 S H 5 E R 6 E
I
S
G
I
1- Qual o nome da vila onde aconteceu uma batalha importante?
2- Qual era o nome do reino onde aconteceu essa batalha?
3- Qual a profissão de Brites de Almeida?
4- Quem se escondeu no forno da padeira?
5- Completa o nome: D. Nuno Álvares ____________.
6- Quantos dedos tinha Brites de Almeida em cada mão?
“Como é que era a padeira de Aljubarrota?”
1- Era:
| Muito pequena | Muito grande | Grande |
2- Era:
| bonita | linda | Muito feia |
3- Era:
Fraca | Muito forte | Muito fraca |
4- A sua mão tinha:
6 dedos | 5 dedos | 4 dedos |
Depois de leres/ouvires a história responde.
Como se chama a personagem principal da historia?
________________________________________________________________________
Como se chama a vila onde ficou a Brites de Almeida?
________________________________________________________________________
Qual a profissão dela?
________________________________________________________________________
Um dia ouviu-se uma corneta: TaTaTa. O que era?
________________________________________________________________________
O que fez Brites de Almeida?
________________________________________________________________________
Quem lhe agradeceu pessoalmente pela sua valentia?
________________________________________________________________________
Quem se tinha escondido no seu forno?
________________________________________________________________________
Com que instrumento matou a Brites os sete castelhanos?
________________________________________________________________________
Ordena as palavras de modo a formares uma frase.
batalha uma em houve Aljubarrota. dia Um | ||
________________________________________________________________ | ||
matou Brites castelhanos. Almeida sete A de | ||
________________________________________________________________ | ||
Brites feia era muito de forte, Almeida e grande. | ||
________________________________________________________________ | ||
padeira tornou-se Aljubarrota. Brites vila A na de | ||
_________________________________________________________________ | ||
castelhanos forno padeira. esconderam-se no Sete da | ||
_________________________________________________________________ | ||
gostava Brites aventuras. muito A de | ||
_________________________________________________________________ | ||
famosa. Padeira A ficou | ||
__________________________________________________________________ | ||
era Aljubarrota tranquilo. muito sítio um | ||
___________________________________________________________________ | ||
com os Brites pá matou mágica. A castelhanos uma | ||
___________________________________________________________________ |
Agora, ordena as frases de acordo com a história, colocando os números de 1 a 9 nos quadradinhos que estão à esquerda de cada frase.
“E agora a Matemática...”
A padeira saiu pela rua a dizer:
“Matei sete, matei sete de uma só vez.”
1- Conta quantas vogais e quantas consoantes há nesta frase.
vogais - consoantes -
2- Soma o número de consoantes com o número de vogais da frase.
3- Agora, ao número que obtiveste subtrai o número de palavras da frase.
4- Agora multiplica o resultado pelo número de verbos da frase.
Descobre as 4 diferenças entre as duas imagens. Assinala-as com um X.
Liga correctamente
— | — | Os castelhanos esconderam-se no forno da padeira. | |
— | — | Brites ia-lhes batendo com uma grande pá. | |
— | — | Brites de Almeida era muito grande, muito feia e muito forte. | |
— | — | Passou a viver em Aljubarrota, como padeira. | |
— | — | Gostava muito de aventuras. Um dia foi capturada por piratas. | |
— | — | D. Nuno Álvares Pereira agradeceu pessoalmente a Brites de Almeida. | |
— | — | A padeira tornou-se numa mulher muito famosa. | |
— | — | Junto ao forno os castelhanos estavam mortos com uma grande pá em cima deles. | |
— | — | Um dia houve uma grande batalha em Aljubarrota. |
Desenha a tua personagem preferida da história. Depois, pinta o desenho.
|
Pinta o desenho:
|
Comentários
Os meus parabéns!...