A minha paixão por Pedro e Inês

Vou-vos deixar aqui uma entrevista feita pela equipa do blog: Lágrimas de Paixão.

Estes meninos da Escola do Taveiro estão a fazer um excelente trabalho sobre Pedro e Inês.

Muito obrigado pelo vosso carinho. 

 

 

image image

Entrevista Vanda Marques

Falámos com a escritora Vanda Marques e acordámos fazer uma entrevista on-line.
Portanto, aqui disponibilizamos a dita entrevista

Viver em Alcobaça influenciou de algum modo a escrita deste livro?
Efectivamente influenciou-me muito. Eu cresci com o imaginário do Pedro e Inês. A minha meninice , foi muita dela passada dentro do Mosteiro, naquela altura brincávamos lá dentro como se fosse um território nosso.
Depois, apaixonei-me ainda mais por esta história quando tive o privilégio de ver a peça," A Castro",representada dentro do mosteiro. Ficou no meu imaginário toda aquela paixão e algo que nunca esqueci, centenas de pétalas de rosa que caíram do tecto do Mosteiro - fiquei maravilhada.
Obtivemos a informação de que este livro foi o primeiro de todas as suas fantásticas obras, se pudesse faria alterações na forma como o contou?
Realmente foi o meu primeiro livro e digo-vos que não mudava nada, pois está tão simples, tão mágico, que todas as crianças podem aprender esta história maravilhosa, sem ter que sentir a experiência da vingança e do ódio que Pedro sentiu pelos assassinos de Inês.
Este livro é um hino ao triunfo do amor.
Esta história é fascinante, triste e bastante romântica. Apesar de toda a intensidade que é vivida em cada pedacinho deste romance, alteraria de forma alguma o final desta?
Esta história possui todos os ingredientes que nos fazem passar por uma serie de emoções extremamente fortes. Nunca eu alteraria este final, pois toda a força da história seria alterada. Temos um Rei que nunca desistiu do seu amor, que lutou contra a tudo e contra todos e que mesmo perante o desespero, da morte da sua amada, continuou a sua luta .Cumpre a promessa de a amar para todo o sempre e de ficar junto a ela.
Promessa que cumpre, quando manda construir os túmulos mais belos do mundo inteiro. Para eternizar o seu amor D. Pedro regista ainda no seu túmulo, uma das mais belas mensagens de amor - Até ao fim do mundo.

Tem em mente mais algum livro para continuar a colecção “ Contado aos Pequenotes”?
Sim, efectivamente espero que o terceiro livro -"A Herança de Filipa e João I, esteja muito para breve.
Como é que consegue arranjar inspiração para escrever os seus livros?
A minha inspiração é a nossa História de Portugal e tenho que vos dizer que cada vez que pesquiso a nossa História me apaixono por tanta riqueza que há para vos desvendar.
Qual considera ser a sua melhor obra?
Para mim o Pedro e Inês é muito especial, ainda hoje quando a conto, emociono-me. A paixão que faz mover mundos é inesquecível.
Porque é que escolheu o tema de Pedro e Inês?
Pedro e Inês é incontornável...faz parte do nosso património, emocionou poetas, escritores, pintores... como poderia não fascinar as crianças.
Que parte é que gostou mais de escrever?
Adorei escrever, a parte em que o amor de ambos era tão forte e puro que Pedro jurou...Tem uma intensidade fabulosa.
- Equipa Lágrimas de Paixão
-Vanda Marques

Comentários

Anónimo disse…
Vanda!Gostei muito da tua entrevista e especialmente daquela fotografia.
És uma grande mulher...Bjo

Mensagens populares deste blogue

Na Revista Educadores de Infância