A razão de escrever para crianças

 

image

 

Por vezes perguntam-me porque razão eu gosto de escrever para crianças.

Eu  respondo, que tenho uma enorme paixão por crianças e que estas são

sinceras e muito verdadeiras.

Mas devo dizer que ao ler as palavras de Isaac Bashevis, Prémio Nobel  da Literatura

em 1978, senti uma enorme comunhão:

“Existem quinhentos motivos pelos quais comecei a escrever para crianças, mas para economizar

tempo, vou apenas citar dez:

Primeiro- As crianças lêem os livros, não as críticas. Não dão  a menor importância aos críticos

(…)

Terceiro- as crianças não lêem para se descartar e sentimentos de culpa, nem para saciarem a sua sede

de rebelião, nem para se livrarem da alienação.

 

Sétimo- Acreditam em deus, na família, nos anjos, nas bruxas, nos duendes, na lógica e na clareza (…)

 

Oitavo- Adoram histórias interessantes e não os comentários, guias ou notas de rodapé.

 

Nono- Quando um livro é chato, elas bocejam abertamente, sem sem qualquer medo ou vergonha.

 

Décimo- Não esperam que o seu escritor querido vá salvar a Humanidade. Embora jovens, elas sabem que isso não está ao alcance do autor. Só os adultos têm dessas ilusões infantis.”

E está tudo dito…

Comentários

Áurea disse…
Só vou escrever um pouquinho!...

Dos três livros que escreveste
Para mim, qual o melhor
Com 3 "temas" bem diferentes
Em dois entra muito amor

Embora o amor verdadeiro
Esteja no Pedro e Inês
Que acabou em tragédia
Por causa da "malvadez"

Esse teu trabalho Vanda!
Tem muito, muito valor
A História de Portugal
Escrita por ti co amor

Se o amor vence tudo!...
Será que vence destinos?
A ti pediu-te que escrevesses
A "História" aos mais pequeninos

Pequeninos e não só
Os teus livros são p´ra nós
Lê o pai,a mãe e os filhos
Tias, primos e avós


Está para breve o quarto
Já por aí se ouve dizer
És uma grande MULHER
Nunca pares de escrever!...

Bjo Áurea
Obrigada pelo carinho que sempre demonstraste, e um obrigado ainda maior por me teres apoiado nos momentos mais dificeis.
Beijinhos
Vanda

Eu já as vou publicar

Mensagens populares deste blogue

Na Revista Educadores de Infância