Ser professor é partilhar afectos

Não resisto em contar-vos um lindo episódio que me aconteceu numa aula de História do 9ºano. Estava  a falar do  nascimento da sociedade de consumo, e das consequências nefastas que esta trouxe para o mundo. Nomeadamente, a enorme competição, a insatisfação, o triunfo dos valores economicistas e abismo cada vez maior entre o primeiro e o terceiro mundos.

E estávamos, nós num animado debate, quando um aluno me questionou: - Há lojas e escolas como as nossas em África?

Foi aí que me lembrei de lhes mostrar a fotografia da Fátima, a minha afilhada, que vive em Moçambique, no meio de uma aldeia, perdida no mato.

Tive que passar a fotografia carteira a carteira e eles estavam perplexos, com o local onde ela morava.

Foi, então que eles se conseguiram aperceber, o que era viver no meio do mato, sem escolas como a deles, sem roupa de marcas, sem centros comerciais e televisão e computadores.

Mas o maravilhoso, foi a preocupação deles e a vontade de ajudar e  até acho que alguns, puseram-se pela primeira vez na pele de uma criança africana. Foi uma partilha incrível.

Por tudo isto ira nascer um dia destes a história da “Fátima a menina cor de chocolate”.

Se quiseres saber mais sobre os apadrinhamentos: www.helpo.pt

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Na Revista Educadores de Infância