Estas iniciativas devem ser promovidas

Tive o prazer de conhecer algumas destas educadoras do agrupamento de Porto de Mós e o seu grande entusiasmo pelas Histórias da História era notável. Estas Escolas fizeram um trabalho excelente na promoção da nossa História de Portugal. Aqui fica a reportagem:

“Cerca de 200 crianças dos jardins de infância da Calvaria de Cima, Cruz da Légua, Cumeira de Cima, Fonte do Oleiro, Pedreiras, São Jorge e Tremoceira, participaram na festa de encerramento do projecto “As histórias da História”, que decorreu pela primeira vez este ano lectivo.
Princesas, dragões, bruxas, guerreiros e padeiras “valentonas” passaram pelo Castelo numa divertida peça de teatro idealizada e levada à cena pelas educadoras desses estabelecimentos de ensino pré-escolar.
Esta foi a forma, original, escolhida para encerrar um projecto que levou os miúdos a visitarem alguns dos principais monumentos da região e a conhecerem um pouco das histórias e lendas a eles associadas e que culminou com a realização de um pequeno roteiro turístico.
Tal como nos explicaram as educadoras de infância, Anabela Guerra e Esperança Macedo, “As histórias da História” é um dos vários projectos levados a cabo, este ano lectivo, por alguns dos jardins de infância do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós e que visou “proporcionar às crianças o conhecimento da sua própria cultura e da tradição oral; dinamizar as lendas e as histórias como um veículo de acesso a novos saberes; explorar de forma lúdica e sempre que possível no local, algumas das lendas relacionadas com o passado histórico da região; estimular a imaginação e a criatividade das crianças, fomentar o intercâmbio entre os diversos jardins de infância e envolver a comunidade educativa na vida da escola”.
De acordo com as educadoras, o balanço é bastante positivo. “Temos uma dinâmica de grupo espectacular. Além de já nos conhecermos, em termos profissionais, há muitos anos, une-nos uma grande amizade, o que nos leva a fazer estes trabalhos que implicam um grande investimento pessoal e muitas horas de trabalho fora do período lectivo normal”, explicaram.
Anabela Guerra e Esperança Macedo acreditam que esse empenho que colocam nas coisas e o prazer e a alegria com que o fazem, acaba por contagiar as próprias crianças. “Aprendem a brincar e isso é bom.” (…)

Escrito por Isidro Bento

Comentários

Graça Duarte disse…
Olá Vanda!
Obrigada por publicar este artigo aqui no seu blogue. Este foi mais um ano lectivo em que no final pudemos sentir a satisfação de termos realizado bem e com muito prazer o projecto a que nos tínhamos proposto.
Muitas das actividades concretizadas por nós (o grupo dos 7 JI de "As histórias da História") estão devidamente reportadas no blogue "Estórias com História" no endereço: http://estoriascomhistoria.blogs.sapo.pt
Esta actividade de final de ano lectivo no castelo também lá está, com um vídeo amador para mais tarde recordarmos :))
Voltaremos com certeza a ver-nos um dia destes !
Continuação de muitas histórias de sucesso, nomeadamente com o novo livro "Dom Fuas Roupinho", nosso velho conhecido ;))
Um abraço amigo de
Graça Duarte
e dos Pequenos Jornalistas
Leonor Lourenço disse…
Vanda

Obrigada pelos momentos bonitos e agradáveis de ontem. Espreita o meu blog. Falo do lançamento do teu livrinho. Beijo
Leonor

Mensagens populares deste blogue

Na Revista Educadores de Infância