Receita para ser um contador de histórias

 

Quando iniciei a minha actividade como contadora pensava… será que devo ser séria,  brincalhona, moralista,devo

seguir algum contador?

Tive imensas dúvidas e andei um bocado baralhada, só consegui deixar soltar a minha alma de contadora de histórias

quando  me assumi e acreditei na minha força interior.

Hoje sou eu própria e tenho o meu estilo que não é melhor do que os outros…mas é o meu!!!

Continuo todos os dias a pesquisar e a aprender para ser cada vez melhor … para levar o sonho

das histórias às crianças

 

5 008 Aqui fica uma receita engraçada

Não conseguiremos “engravidar as palavras de sentido” se não formos viajantes do conto.
E isso me faz lembrar um pré-requisito fundamental para um contador de histórias: uma boa dose de delírio.
Pessoas muito racionais e práticas talvez venham a encontrar maior dificuldade para dar voz a uma história. Afinal, como acreditar que aquele sapo era um leão de pedra que vivera encantado durante anos na caverna do Elfo Azul e agora se transforma em príncipe frente aos olhos da Princesa Anã?
Contar histórias é imaginar o inimaginável, o conto só ganha corpo e existe quando é materializado na imaginação do ouvinte e do contador. Aí, sim, ele estará cumprindo a sua missão essencial.
Ponho uma “musiquinha” aqui nesse momento mais triste? Tocar um instrumento pode até ser, mas lembre-se sempre que a leitura que você faz do conto pode não ser a leitura que a criança faz. O ouvinte pode estar dando graças a Deus da bruxa ter acabado de vez com aquele príncipe idiota. Não imponha sua leitura, dê espaço para que a criança faça a dela. Esse é um dos nossos intuitos ao promover a Hora do Conto, lembra? Formar leitores múltiplos.
E nada de finais moralizantes, viu? A moral deve ser subliminar e o tempo para a criança digerir o conto deve ser preservado sempre.
Também nada de actividades imediatamente após a conotação de histórias. A Hora do Conto, por si só, já é uma actividade repleta de conteúdos.

retirado do blogcontadoreshistórias.space.live.com

Comentários

Isabel Preto disse…
Encarnar e "entrar dentro das personagens do conto"...gostei desta receita, que vou procurar usar...sem avaliações a seguir...nada! Ler, ouvir pelo prazer.
Áurea disse…
Vanda ! conhecendo-te, como te conheço, adorei o teu comentário,quando dizes"andei um bocado baralhada" quando dizes: "devo ser séria, brincalhona" e depois "hoje sou eu própria."
Claro que és sempre tu, a tua maneira de contar, que não é igual a mais nenhuma Vand!...
Lembro-me das "Andarilhas" e como me deliciei ouvir-te!...
Tu só contas a tua história, eu só conto a minha, outras nossas amigas só contam a delas,porque é mesmo assim...
Todos os dias aprendemos, uns com os outros... Adorei Vanda.
Grande beijão e bom começo de ano.
Eu iniciei hoje, mas com meninos só amanhã.
Olá!
Gostei muito da receita!
Eu ainda não encontrei a minha maneira...o meu eu de contadora!!! Ainda tenho que encontrar...tenho que procurar mais um pouco!

Gostei muito da receita!
Um grande beijo

Mensagens populares deste blogue

Na Revista Educadores de Infância