Deixem-se levar pelas histórias de encantar – Uma excelente terapia

 

image 

As  histórias de encantar oferecem-nos valores que andam esquecidos: honestidade, honra, coragem , partilha, enfim um sem número de valores, que ao estarem envoltos pela fantasia entram mais facilmente nos nossos corações. Para enfrentarmos a dureza do mundo precisamos de nos evadir e sonhar.

Esta é a minha terapia preferida para enfrentar o mundo de uma foram sorridente. Aliás, acho que se  todos os dias tivéssemos oportunidade de ler uma pequena história de encantar andaríamos mais felizes e seriamos  mais atentos e cuidadosos com os outros.

Já  J.R.R.Tolkien chamava atenção sobre as histórias de Fantasia na sua palestra “Sobre as Histórias de Fadas”, que ele proferiu na Universidade de St. Andrews, na Escócia, em 1937, e que acho importante sublinhar: muitos críticos acusam a Fantasia de ser uma literatura escapista. Mas, de acordo com o autor de “O Hobbit”, não se trata de uma “deserção” da realidade, senão de um “escape” em busca de alento para continuar a enfrentar um mundo que às vezes se faz incompreensível e extremamente duro e injusto – e não é a “injustiça” a principal reclamação do adolescente diante das negativas do mundo adulto? Este “escape”, diz Tolkien, é para voltar revigorado ao quotidiano – e é assim que eu me sinto quando leio uma boa história de Fantasia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Na Revista Educadores de Infância