Vale a pena ser simples

 

"A simplicidade cresce no interior de quem não se coloca acima do próximo".

Actualmente há quem confunda simplicidade com alguma estupidez natural, ou com ausência de objectivos...não há nada de mais errado, ser simples é viver de acordo com os seus valores e ideais, indo até ao fim por eles, ser simples é valorizar o pormenor, estar perto de quem é realmente importante e ajudar o próximo de forma desinteressada.

Porém a intoxicação informativa vai criando um lixo psicológico nas nossas mentes, que nos impede de ver e valorizar o que realmente importante e simples( apreciar o pôr-do-sol, a brisa do vento, o chilrear dos pássaros, o riso das crianças).

Ser simples é optar por ouvir  o nosso coração, é não seguir o caminho mais fácil, mas aquele que vai ao encontro dos nossos ideais, é ser solidário e por de lado o egocentrismo.

Simples, são as crianças, que nos dizem coisas de encantar...

Conversa numa Escola Básica no Porto:

Estava a contar às crianças que tinha vindo de Alcobaça e que não podia estar ali mais tempo a contar histórias, pois ainda tinha uma viajem muito grande para fazer, quando uma criança me questionou:

- Então mas tu não vieste de varinha mágica? agora é só fazeres perlimpimpim e voltas para casa...

Para as crianças é tudo tão simples, "descomplicado" e  mágico...é  por isso eu gosto tanto de aprender e conversar com elas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Na Revista Educadores de Infância