Viva o 25 de Abril

 

Para manter viva a chama de ABRIL

 

 

 

.Uma conversa em Liberdade

-O que é o 25 de Abril, Mãe?

-O 25 de Abril é o dia da liberdade…meu amor!

-Ah! Foi a partir desse dia que nós pudemos começar a brincar todo o dia e se soltaram os passarinhos das gaiolas?

-Mais ou menos… hummm, eu preciso de acabar este trabalho no computador.

O Diogo continuou…

-Ah! Então foi quando os pais nos deixaram comprar todos os doces do mundo?

-Ai, ai, é um bocado complicado explicar-te… bem, antes do 25 de Abril, não havia liberdade, as pessoas não podiam dizer mal dos governantes, havia uns homens que nos espiavam e nos prendiam se nós disséssemos mal deles. Até podíamos ser presos. Por isso, nesse dia houve uma revolução feita pelos militares e pelo povo que libertou Portugal do Fascismo e da repressão.

-Chiiiii, então quer dizer que até ao 25 de Abril, tínhamos que falar muito baixinho e aos segredos para esses tais maus não nos apanharem?

- Sim, tínhamos de ter cuidado, pois naquela altura, até as paredes tinham ouvidos…

-Bolas, bolas, não me digas que eles punham orelhas nas paredes?

- Calma, filho, isto é uma maneira de dizer que as pessoas não podiam confiar em quase ninguém.

-Mãe… Mãe, diz-me outra coisa, tu chegaste a ser presa?

-Não, eu já nasci no tempo da Liberdade, mas o teu bisavô esteve na prisão …

-Verdade… o que ele disse? Gritou alto que não gostava dos Homens que mandavam?

-Não… como ele não concordava com o regime, encontrava-se secretamente com outras pessoas para tirar os mandões do governo.

-Uaaaaau… era um agente secreto, não sabia que tinha um bisavô tão importante, e tu nunca me contaste!

-Nunca tinha pensado dessa maneira, mas sim, pode-se dizer que ele era um agente secreto que lutava pela liberdade.

-Agora estou mesmo curioso… quem o prendeu?

-A tua avó contou-me que numa noite, lá por volta das duas da manhã alguém bateu á porta de uma forma violenta…

- Ai… assim tipo o Lobo Mau quando queria comer a avozinha!

- Sim, só que em vez de dizerem que eram o capuchino vermelho, disseram:

- Somos a PIDE… e meu amor, quando as famílias ouviam estas vozes, era como se fosse um filme de terror, era o pânico completo. Estes homens reviravam a casa à procura de pistas para acusar, e depois muitos eram levados para serem interrogados e torturados.

-Mãe, mas isso aconteceu mesmo aqui em Portugal, não é um filme?

- Infelizmente, não foi um filme e muitos homens e mulheres, que não concordavam com o regime fascista sofreram terrivelmente, nas prisões.

- Oh Mãe! E o bisavô …

- O bisavô foi para a prisão de Caxias, onde sofreu algumas torturas e humilhações.

O Diogo estava impressionado, nunca tinha imaginado que alguém podia ser preso e torturado por não concordar com as ideias dos governantes.

- Mãe, ele chegou a ver o 25 de Abril?

- Não, para grande tristeza da nossa família, ele morreu antes desse grande dia… e por isso nunca pode ver como era viver em Liberdade.

- Acho que fiquei um bocadinho triste pelo bisavô, mas graças a lutadores como ele, os meninos como eu podemos viver em Liberdade e não ter medo de dizer o que pensamos.

- Sabes mãe, nunca mais me vou esquecer das mudanças que o 25 de Abril trouxe para Portugal! Nunca…

Escrito por Vanda Furtado Marques

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Na Revista Educadores de Infância