Histórias podem ajudar  as crianças a lidar com os sentimentos

Quando  ler ou contar uma história que contém sentimentos, o seu filho é ajudado a aceitar seus sentimentos e compreender como os outros sentem. Ele descobre que ele não está sozinho e que outras crianças possam sentir o mesmo que ele faz. Isto ajuda-o a saber que seus sentimentos estão bem.
  • Você também pode saber como seu filho se sente quando você vê-lo responder aos sentimentos na história. Se ele realmente gosta de um livro que pode ser porque ele tem um significado especial para ele e está ajudando-o com seus sentimentos.
Quando você lê uma história para seu filho pode mostrar que  entende como ele se sente.
  • Por exemplo, se você está lendo uma história sobre outra criança (ou animal) que tem medo do escuro, que ajuda o seu filho saber que você entende que é fácil ter medo do escuro quando  se é  jovem.
  • Livros ajudam a lidar com os medos. Livros sobre algo medos seu filho pode ajudar seu filho a lidar com os medos. Ouvir ou ler a história muitas vezes podem ajudar as crianças a gerir os seus medos. Estes, são os livros que você pode precisar de ler uma e outra vez se o seu filho quer que você.

Histórias para ajudar a desenvolver a confiança

Parte da construção de auto-estima e confiança é saber onde você se encaixa no mundo.Histórias contadas por pais e avós sobre a história da família - 'Quando mãe era uma menina "- ajudar a criança a desenvolver esse sentimento de pertença. Isto é ainda mais importante se  veio de outro lugar ou de sua família foi dividida.
Tempo da história especial na hora de dormir pode ajudar seu filho ansioso para ir para a cama, a gostar de estar perto de você e para relaxar, pronto para dormir.
  • Os livros podem ajudar seu filho a escapar por um tempo das tensões e pressões de seu mundo como a história se sua imaginação para outros lugares maravilhosos.
  • O mais importante é o seu filho irá prosperar em passar o tempo consigo.
Ler e contar histórias para o seu filho pode se tornar um tempo de partilha muito especial. Ele ajuda os filhos a aprender a amar os livros e desenvolver um sentido de ser uma pessoa amável. Muitas crianças irão lembrar-se  para o resto de suas vidas,destes momentos de partilha e de afeto.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Na Revista Educadores de Infância